quinta-feira, 29 de maio de 2014

Acompanhamento parental nos trabalhos escolares

Com o ano letivo a aproximar-se do fim, os alunos do 1º ano encontram-se num momento de intenso trabalho em torno dos chamados "casos de leitura". Globalmente, nesta altura do ano, a técnica da leitura já se encontra bem interiorizada, porém, o domínio da ortografia requer o conhecimento explícito das regras ortográficas e grande treino de leitura/escrita. O ditado é, entre outros, um bom exercício para treinar e aferir competências no domínio da ortografia. Sabendo que há diferentes ritmos de trabalho e de aprendizagem, o ensino individualizado é de grande importância para o desenvolvimento do aluno. E é aqui que ganha grande importância o contributo dos pais no acompanhamento dos seus educandos na realização dos trabalhos escolares. São vários os estudos que demonstram a importância da ação dos pais no acompanhamento dos trabalhos de casa como um fator importante no sucesso escolar, pois este acompanhamento reforça não apenas a ligação pais/filhos como permite um acompanhamento acrescido ao trabalho desenvolvido em sala de aula.
Precisamente a este propósito, partilhamos aqui um ditado realizado em casa, num processador de texto, pela aluna Beatriz do 1º ano, a que acrescentou uma bonita ilustração. Refira-se que o texto lhe foi ditado pela mãe e que nos foi facultado pela professora da turma.
Aqui fica a partilha e uma sugestão de trabalho no domínio da ortografia.


Um comentário:

  1. Um texto que pode ser imprimido e trabalho na sala de aula: palavras que rimam, vocabulário (pombal), enfim um sem número de possibilidades. A professora Cláudia pode estar orgulhosa. Parabéns à Beatriz que escreve muito bem.

    ResponderExcluir