Com o ano letivo a aproximar-se do fim, os alunos do 1º ano
encontram-se num momento de intenso trabalho em torno dos chamados "casos
de leitura". Globalmente, nesta altura do ano, a técnica da leitura já se
encontra bem interiorizada, porém, o domínio da ortografia requer o
conhecimento explícito das regras ortográficas e grande treino de
leitura/escrita. O ditado é, entre outros, um bom exercício para treinar e
aferir competências no domínio da ortografia. Sabendo que há diferentes ritmos
de trabalho e de aprendizagem, o ensino individualizado é de grande importância
para o desenvolvimento do aluno. E é aqui que ganha grande importância o
contributo dos pais no acompanhamento dos seus educandos na realização dos
trabalhos escolares. São vários os estudos que demonstram a importância da ação
dos pais no acompanhamento dos trabalhos de casa como um fator importante no
sucesso escolar, pois este acompanhamento reforça não apenas a ligação
pais/filhos como permite um acompanhamento acrescido ao trabalho desenvolvido
em sala de aula.
Precisamente a este propósito, partilhamos aqui um ditado realizado em
casa, num processador de texto, pela aluna Beatriz do 1º ano, a que acrescentou
uma bonita ilustração. Refira-se que o texto lhe foi ditado pela mãe e que nos foi
facultado pela professora da turma.
Aqui fica a partilha e uma sugestão de trabalho no domínio da
ortografia.
Um texto que pode ser imprimido e trabalho na sala de aula: palavras que rimam, vocabulário (pombal), enfim um sem número de possibilidades. A professora Cláudia pode estar orgulhosa. Parabéns à Beatriz que escreve muito bem.
ResponderExcluir