quarta-feira, 17 de outubro de 2018

«Horta na Escola, Ambiente Feliz»






Este ano letivo, a nossa escola tem uma novidade, as turmas do 3 º G e 3º I (e restantes turmas) têm uma atividade nova. Iniciamos a criação de uma horta. Surpreendidos!
Será a nossa forma e o nosso pequeno contributo de cuidar do planeta Terra!
- Todos juntos, docentes titulares, docente de educação especial, assistentes operacionais, vão procurar que os alunos incentivem a comunidade a criar as suas próprias hortas biológicas, isto é, sem uso de pesticidas nocivos à saúde, e que agridem a natureza. Vamos incentivar ao consumo dos seus próprios vegetais e frutas, promovendo comportamentos saudáveis.
- Utilizaremos materiais recicláveis que servirão de estruturas para plantar as nossas sementes. - Vamos incentivar e estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais, como forma de cuidar do ambiente e da sustentabilidade de recursos (água, solo…).
- Queremos desenvolver e incentivar a autonomia, a sociabilidade e a cidadania, proporcionando o fortalecimento das relações, em atividades ao ar livre, o gosto pela natureza nos alunos e na comunidade.
- A atividade, será assim, na nossa escola um novo instrumento pedagógico proporcionando abordagens significativas, transversais a várias a áreas do saber. 
A semente foi lançada, agora terá que evoluir …quem sabe um dia, uma mini quinta pedagógica!
Como diria o poeta António Gedeão “o sonho comanda a vida”…


A docente de educação especial
Maria Helena Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário