Os alunos da nossa escola estão de parabéns. A história, por eles construída e ilustrada, foi selecionada de entre 1025 candidaturas para integrar o livro publicado pela AJUDARIS. Trata-se de uma dupla satisfação: ajudar quem mais precisa com a venda do livro e o prazer de saber que o nosso trabalho é reconhecido. A nossa história teve de ser encurtada por causa do limite de carateres, mas não perdeu o seu significado, nem se comprometeu a mensagem que pretendia transmitir.
Xavier, o Herói da Alimentação Saudável
Na madrugada de domingo, Xavier não conseguia dormir. A mãe quis saber se lhe doía alguma coisa. Apenas o coração palpitava aceleradamente como se quisesse fugir do seu peito. Pouco tempo depois, a mãe apercebeu-se que o seu filho estava muito ansioso, porque a Semana da Leitura ia começar e o Xavier ia declamar uma poesia da sua autoria. Depois de um bom pequeno-almoço, Xavier parecia cheio de energia e confiança. Quando chegou à sala de aula, deparou-se com o enfermeiro Tomé, responsável pela Saúde Escolar, pois naquela turma a maioria dos alunos levava para a escola lanches pouco saudáveis. Xavier disse ao enfermeiro Tomé que uma das estratégias por ele encontrada para alertar a escola sobre os benefícios de uma alimentação saudável foi escrever uma poesia. O enfermeiro pediu ao Xavier para a declamar. Depois a ter declamado, alguns dos seus colegas começaram a troçar dele. A professora disse aos alunos que pedissem desculpa ao Xavier. O enfermeiro Tomé, referiu que o Xavier tinha sido um “Herói da Boa Alimentação” e, por isso, iria receber uma estrela dourada, com a inscrição “Eu sou um Herói da Boa Alimentação”. De estrela dourada, na lapela do casaco, Xavier flutuava pelo recreio como um alperce apaixonado, em pleno solstício de verão. A campainha tocou e Xavier entrou na sala de aula. Os colegas aplaudiram-no e, sensibilizado com o gesto dos colegas, Xavier disse:
– Lembrei-me que, como estamos a comemorar a Semana da Leitura, podíamos elaborar um cartaz sobre Alimentação Saudável para afixarmos na entrada principal da escola.
Os pais repararam no cartaz e a partir deste dia os alunos começaram a levar lanches saudáveis para a escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário